A Secretaria de Segurança e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito (SUTRANS), reforçou nesta segunda-feira (05) seu compromisso com a vida e o respeito ao próximo ao oficializar a campanha Maio Amarelo com uma ação simbólica de grande impacto: a destruição de escapamentos adulterados, do tipo Kadron, apreendidos em operações de fiscalização.
O ato ocorreu em frente à sede da Secretaria de Transporte e Trânsito, onde um rolo compressor foi utilizado para destruir os equipamentos, chamando a atenção da população para os riscos e prejuízos causados por essas adulterações. Todo o material destruído foi encaminhado ao ferro velho, e o valor arrecadado será destinado a uma instituição que cuida de crianças autistas no município, unindo fiscalização, conscientização e solidariedade.
Além de representar crime ambiental (Art. 54 da Lei de Crimes Ambientais), o uso de escapamentos adulterados causa barulho excessivo que prejudica diretamente a saúde e o bem-estar da população. Crianças no espectro autista, idosos e pessoas com labirintite são os mais afetados por esses ruídos intensos e desnecessários.
A campanha deste ano reforça que o Maio Amarelo vai além da sinalização e da fiscalização: é também um gesto de empatia e responsabilidade social.
A SUTRANS segue à disposição da população. Situações relacionadas à segurança viária ou denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp (77) 99963-0238.