No âmbito da Operação Shamar, a Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) de Luís Eduardo Magalhães, deu cumprimento, nesta quinta-feira (21), a um mandado de prisão preventiva contra J.D.A.R., investigado por tentativa de feminicídio em contexto de violência doméstica. O mandado foi expedido pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Bahia (processo nº 8006045-18.2025.8.05.0154).
O crime ocorreu no último dia 16 de agosto, quando o agressor, em flagrante descumprimento de medidas protetivas, invadiu a residência da vítima e a agrediu com um golpe conhecido como “mata-leão”. Durante o ataque, ele teria afirmado que “iria terminar o que começou”, em referência a uma agressão anterior, pela qual já havia sido preso em flagrante em 28 de maio deste ano.
A violência foi presenciada pela filha do casal, de apenas 1 ano de idade. A vítima perdeu a consciência por aproximadamente 30 minutos e foi socorrida por uma vizinha.
Após registrar a ocorrência no NEAM em 18 de agosto, a vítima foi ouvida, e diligências investigativas foram iniciadas imediatamente. Com base nas oitivas de testemunhas, laudos periciais e demais provas reunidas pela equipe do núcleo, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do investigado, medida deferida pela Justiça no dia 19 de agosto.
O autor foi localizado, preso e interrogado. Ele permanece custodiado na Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães, onde está à disposição do Poder Judiciário.
A ação integra os esforços da Operação Shamar e reforça o compromisso da Polícia Civil da Bahia com o combate à violência contra a mulher, especialmente nos casos mais graves, como o feminicídio tentado, com agravante por ter sido cometido na presença física de descendente da vítima (art. 121-A, §2º, inciso III do Código Penal).
Fonte: NEAM/LEM