O Colégio Estadual por Tempo Integral Indígena Marechal Rondom, na Aldeia Tuxá, em Ibotirama, é a primeira unidade voltada para os povos originários a receber o novo padrão das instalações físicas da rede estadual de ensino. Na manhã desta sexta-feira (29), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, inauguraram o espaço que recebe estudantes do Ensino Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Cerca de R$ 6 milhões foram investidos em melhorias na unidade, que passou por ampliação e modernização. Entre as mudanças estão a construção de novas salas de aula, climatização dos espaços, construção de quadra coberta e implementação de restaurante estudantil, além de padronização dos espaços com decorações que destacam a cultura local da aldeia.
Durante a inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou novas entregas para a comunidade, entre elas moradias e obras relacionadas ao abastecimento de água. Ele destacou a importância da equidade na oferta de serviços, como Educação e Saúde. “Não importa o tamanho do município ou da comunidade, nós levaremos esse padrão de escola para todas as cidades da Bahia”, garantiu.
Já a secretária Rowenna reforçou o impacto positivo na manutenção da cultura indígena na região. “A representatividade dessa entrega não se limita às melhorias na estrutura física. Todos os funcionários da escola são descendentes indígenas e isso não só fortalece a cultura da comunidade local, mas ajuda a manter viva a história do nosso povo originário”, afirmou.
A diretora da unidade escolar, Gislaine Tuxá, comemorou os investimentos e destacou a importância da entrega. “Sem dúvidas, a nossa escola, depois do nosso povo e da nossa cultura, é o maior patrimônio da Aldeia Tuxá”, afirmou emocionada.
Fonte: Ascom/SEC