O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelou que vinte cidades baianas estão sob alerta laranja — que significa perigo — para baixa umidade neste domingo, 5.
A previsão é que a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% nos municípios do Extremo Oeste e Vale São-Franciscano da Bahia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal situa-se entre 40% e 60%.
Nessas circunstâncias, há risco de incêndios florestais, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz para os moradores das regiões.
Importante destacar que, nesses casos, a orientação é beber bastante água, evitar exercício físico e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além de usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.
Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).