A Defesa Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães reuniu nesta terça-feira (04), os Secretários Municipais, instituições públicas do Estado, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, além da Embasa e Coelba Neoenergia, para tratar sobre o período de chuvas que se avizinha.
O tema da reunião foi o Plano de Ação para o Período de Chuvas, considerando o início da temporada e os desafios que este traz entre os meses de novembro e março, na região.
O Plano de Ação para o período chuvoso de 2025/2026 de Luís Eduardo Magalhães tem como objetivo estabelecer um conjunto de procedimentos voltados à proteção. Ele busca minimizar danos e prejuízos resultantes de alagamentos, ventos fortes e eventos hidro meteorológicos, historicamente recorrentes na região.
A abordagem, que é integrada e interinstitucional, articula diversos órgãos públicos e instituições locais. Sobre isso, o Secretário de Segurança, João Paulo Nascimento, ressalta: “É um Plano que funciona com a participação de todos, trabalhando juntos, para termos uma resposta rápida. Por isso, é importante que cada órgão saiba o que fazer, o seu papel no Plano de Recuperação”.
Ainda, sobre o Plano de Ação, ele é subdividido em três Planos, que são o de Preparação, o de Socorro ou Acolhimento Social e o de Recuperação. O Plano de Preparação vem sendo realizado incessantemente pela Defesa Civil através de medidas preventivas realizadas de 2024 até setembro de 2025.
O diretor da Defesa Civil, Wanderson Santana, falou da importância da prevenção. “A prevenção é sempre melhor do que a recuperação. Por isso, também é importante falar do descarte irregular do lixo, de materiais jogados nas ruas, que vão para a drenagem ou para o canal e chegam a provocar o transbordamento na época de chuvas.”