O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (4), durante coletiva de imprensa em Salvador, a abertura de 750 vagas para o concurso da Polícia Civil. Além disso, 153 pessoas que foram aprovadas no concurso da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) em 2024, foram convocadas. (Saiba mais ao fim da reportagem)
As vagas são para delegado, escrivão e investigador. Ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre o concurso, como a data de inscrição e os salários dos concursados.
Além das 750 vagas do novo concurso da Polícia Civil, o governador afirmou que 120 pessoas aprovadas em concursos anteriores da polícia e do Corpo de Bombeiros serão convocadas.
Em 8 de outubro, Jerônimo Rodrigues já havia anunciado a realização de oito novos concursos públicos que irão viabilizar o provimento de 890 vagas em 16 diferentes carreiras da administração pública estadual.
Na mesma coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, anunciou a implementação de 153 viaturas policiais – dessas, 76 viaturas descaracterizadas da Polícia Civil, para o trabalho de inteligência da polícia para o combate do crime organizado.
Os candidatos convocados nesta terça-feira, foram aprovados na turma dois do Concurso Público de 2024. Com a nova convocação, serão preenchidas 153 vagas adicionais para o cargo de Agente Penitenciário, totalizando 440 vagas.
O curso de formação de Policiais Penais terá início em 7 de novembro de 2025, às 9h, com 570 horas/aula, incluindo as atividades práticas. A conclusão está prevista para 26 de janeiro de 2026.
Conforme anunciado na coletiva a de imprensa, a SEAP revê a ampliação de 1.324 vagas e a requalificação de outras 432, totalizando 1.756 vagas em unidades prisionais.
Além disso, há o projeto de ampliação de seis unidades no interior da Bahia e uma na capital, além da requalificação completa de uma unidade prisional em Salvador.