Na manhã desta quarta-feira (19), por volta das 8h45, cerca de 10 empresas de ar-condicionado foram mobilizadas após um falso pedido de atendimento na rua Sucupira, no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com informações das próprias vítimas, um indivíduo entrou em contato com diversas empresas se passando por um idoso em um aplicativo de WhatsApp, utilizando a foto de um homem usando chapéu branco, óculos, uma caminhonete e ao fundo uma casa de fazenda.
O golpista teria feito o primeiro contato com as empresas ainda na terça-feira (18), solicitando um serviço no endereço informado. Ao longo das conversas nesta quarta-feira,19, ele também pediu as empresas a transferência de valores iniciais, em média R$ 350, alegando que o montante seria destinado a um borracheiro que teria prestado um serviço emergencial na suposta fazenda e por se tratar da distância da fazenda com a sede do município e por não saber manusear o Pix pediu a transferência para Chaves aleatórias que seria do suposto borracheiro.
Ao chegarem no endereço indicado, os técnicos das empresas perceberam que se tratava de um golpe, já que ninguém no local havia solicitado atendimento. A situação mobilizou diversos profissionais que chegaram quase ao mesmo tempo, todos relatando terem sido enganados pelo mesmo indivíduo. Pelo menos um empresário teria feito a transferência de R$ 350.
Uma guarnição da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) esteve no local, conversou com os empresários e funcionários e orientou que registrassem boletim de ocorrência no DISEP, para que o caso seja investigado e o autor possa ser identificado.
As empresas prejudicadas alertam outros prestadores de serviço da cidade para ficarem atentos a solicitações suspeitas, especialmente quando envolvem transferência antecipada de valores.
Reportagem de Weslei Santos/Cerrado em Foco