A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13), mais uma fase da Operação Overclean, que apura desvio de dinheiro público, oriundo de emendas parlamentares. As investigações ocorrem contra uma organização criminosa suspeita de praticar crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.
O deputado federal baiano, Félix Mendonça (PDT) é o principal suspeito dessa operação. Segundo informações obtidas pela bahia.ba, o político foi alvo de mandados de busca e apreensão na manhã desta data.
Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão na residência oficial do parlamentar em Salvador, localizado no Corredor da Vitória. Além disso, os agentes também estiveram no escritório do político, que fica na região da Vasco da Gama.
Ao todo, os policiais federais estão cumprindo nove mandados de busca e apreensão, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos municipios baianos de Salvador, Vera Cruz e Mata de São João. Na determinação do ministro Nunes Marques, ainda foram bloqueados cerca de R$ 24 milhões em contas bancárias de todos os investigados.
A operação desenvolvida pela Polícia Federal, segundo afirmou em nota, está sendo cumprianda com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB). Ainda de acordo com a coorporação, os investigados podem responder por corrupção, fraude e peculato.
“Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro”, apontou.