Os 124 novos contratados do Programa Jovem Aprendiz Rural participaram nesta quinta-feira (5), de uma integração na Fazenda Modelo Paulo Mizote, dando início a dez meses de aprendizado e oportunidades no campo. O programa é uma parceria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) por meio do Instituto Aiba (IAiba), Senar/Bahia, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e apoio da Prefeitura de Barreiras.
O gerente geral do IAiba, Sunny Aaron destaca que o curso é uma oportunidade ímpar para capacitar os jovens para o ingresso no mercado de trabalho. “Um marco para esses jovens que poderão despertar uma profissão no meio rural a partir de uma vivência teórica e prática com as atividades voltadas a este segmento. E para o Instituto é muito importante fazer parte e contribuir com a formação de mão-de-obra capacitada para o agronegócio regional”, afirmou Sunny.
Ano passado o programa registrou uma demanda de empregabilidade de 80% dos jovens egressos, de acordo com a gerente do SPRB, Silvia Dayube. “Este é um programa de excelência e no Curso de Supervisão Agrícola, os jovens irão aprender no primeiro momento habilidades básicas de competência pessoal, e depois serão vistas competências técnicas com atividades teóricas e práticas simultaneamente”, explica Silvia, que na oportunidade apresentou a grade curricular do programa.