A pedido da Abapa, Adab prorroga prazo de plantio do algodão irrigado para 17 de fevereiro no Oeste baiano Atendendo à solicitação apresentada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) aprovou, em caráter excepcional, a prorrogação do prazo para a conclusão da semeadura do algodão irrigado no Oeste baiano, para o dia 17 de fevereiro. A decisão foi oficializada por meio da Portaria nº […]

Atendendo à solicitação apresentada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) aprovou, em caráter excepcional, a prorrogação do prazo para a conclusão da semeadura do algodão irrigado no Oeste baiano, para o dia 17 de fevereiro. A decisão foi oficializada por meio da Portaria nº 014/2026, publicada nesta terça-feira (10).

A medida considera a impossibilidade de conclusão do plantio dentro do calendário originalmente estabelecido, durante reunião do Comitê Técnico Regional (CTR) do Algodão, realizada em janeiro, em função de fatores climáticos e operacionais que impactaram diretamente o andamento das atividades, especialmente o atraso na colheita da soja nas áreas onde o algodão irrigado é cultivado em sucessão.

Segundo a Abapa, em razão de parte dos produtores não ter conseguido concluir o plantio de todos os talhões dentro do prazo originalmente previsto, a Abapa apresentou à Adab uma solicitação técnica e fundamentada para a prorrogação do calendário do algodão irrigado. “A decisão assegura o cumprimento rigoroso das exigências fitossanitárias, que seguem como prioridade para a cotonicultura baiana”, afirma a presidente da entidade, Alessandra Zanotto Costa.

Conforme a portaria, a prorrogação se aplica exclusivamente às propriedades irrigadas da Região I cujos produtores tenham sido beneficiados pela Portaria nº 047/2025. Para acessar a excepcionalidade, é necessário apresentar requerimento formal à Adab até o dia 13 de fevereiro, acompanhado de croqui georreferenciado das áreas a serem plantadas, além da assinatura de Termo de Compromisso e Responsabilidade, assegurando o manejo adequado das lavouras e o cumprimento das normas fitossanitárias vigentes.

Avanço do irrigado

De acordo com estimativas da Abapa, o plantio do algodão na safra 2025/2026 deve alcançar 402,8 mil hectares, refletindo a continuidade da expansão das áreas irrigadas e a retração do cultivo em regime de sequeiro. A área irrigada tende a avançar de 140,6 mil hectares (34%) para 150,5 mil hectares (37%), ampliando sua participação no perfil produtivo do estado. Já o algodão de sequeiro deve recuar de 272,4 mil hectares (66%) na safra 2024/2025 para 251,9 mil hectares (63%) no ciclo atual.

Leia a portaria completa: Portaria-No-014.2026.pdf

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos