O Sebrae em Barreiras realizou três encontros territoriais direcionados para os Agentes de Desenvolvimento e Secretários Municipais de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Oeste da Bahia, no mês de fevereiro. A iniciativa teve como foco a apresentação das metodologias da instituição para atendimento ao público urbano e rural, além da construção de um planejamento integrado a fim de fortalecer os pequenos negócios nos municípios.
“Os encontros consolidaram uma agenda de cooperação entre o Sebrae e os municípios do Oeste. Esses encontros permitem alinhar prioridades e, ao promover o alinhamento das ações e o compartilhamento de experiências, fortalecemos o planejamento territorial e criamos condições para que as iniciativas de apoio aos pequenos negócios tenham maior alcance e efetividade”, ressaltou o gerente do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso.
Os encontros aconteceram de forma descentralizada. No dia 9 de fevereiro, o Sebrae em Barreiras sediou a reunião com representantes do Território do Rio Grande. No dia 10, na cidade de Santa Maria da Vitória, a instituição esteve com gestores do Território do Rio Corrente. Já no dia 11, o encontro foi realizado em Bom Jesus da Lapa, reunindo municípios do Território Velho Chico.
Durante a programação, foram discutidas propostas práticas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios dentro da gestão pública municipal, com ênfase na integração territorial, no alinhamento de estratégias e na melhoria dos resultados das políticas de desenvolvimento econômico local. A ação também proporcionou um espaço para troca de experiências entre os participantes e definição de prioridades para atuação conjunta ao longo do ano.

A secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Mansidão, Cristina Rocha, avaliou positivamente a iniciativa. “O Sebrae, como grande parceiro dos municípios, está sempre criando momentos e oportunidades para fortalecer essas parcerias. O encontro foi um momento importante para ampliar nossos conhecimentos e conhecer ainda mais as ações propostas pelo Sebrae para atuar, em forma de parceria, nos municípios, contribuindo com o desenvolvimento urbano e rural, fortalecendo o empreendedorismo”, declarou.
Segundo Cristina Rocha, as ações apresentadas têm impacto direto nas cidades. “São iniciativas que impactam na geração de emprego, renda, melhoria na qualidade de vida e inclusão social”. O evento foi excelente e me deixou ainda mais confiante em continuar com essa parceria, em prol do desenvolvimento no município de Mansidão”, complementa.
O secretário de Agricultura do município de Cocos, Marcell do Vale, também destacou a importância da mobilização promovida pelo Sebrae. “Participar de eventos como esse é extremamente importante para nós, porque fortalece a relação institucional entre o Sebrae e os parceiros.Tivemos a participação do Centro de Economia Solidária do território Velho Chico, do Consórcio Velho Chico e de diversos representantes municipais. Essa integração é essencial”, afirmou.
Como presidente do Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico do macroterritório Velho Chico, que abrange também as regiões do Rio Corrente e do Rio Grande, Marcell enfatizou a importância do diálogo territorial. Ele explica que a diversidade econômica da macro-região — que reúne desde um agronegócio pujante até uma agricultura familiar de destaque — exige planejamento e ações integradas.
“O Sebrae está saindo da sede e indo até os territórios para ouvir as demandas locais. Cada município tem sua particularidade e precisa encontrar a estratégia adequada para impulsionar seu desenvolvimento. Ações como essa nos dão um norte, um pontapé inicial para um ano que será desafiador, mas também de grandes oportunidades. Iniciativas assim potencializam nossas ações e nos dão bagagem para continuar promovendo o desenvolvimento econômico da nossa região”, concluiu.
Fonte: Sebrae Barreiras