O transporte de um estator de subestação, carga superpesada e de grandes proporções, vai chama a atenção de motoristas que trafegam pela BR-020, entre Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, no oeste da Bahia, nesta terça-feira, 31.
O conjunto impressiona pelos números: são 491 toneladas distribuídas em uma carreta de 89 metros de comprimento e 6 metros de largura. Esse tipo de transporte exige planejamento rigoroso e reforça a importância da logística de cargas especiais, transporte rodoviário e segurança viária na região.
O estator é considerado o “coração da máquina” por integrar motores e geradores elétricos em usinas, sendo indispensável na geração de energia elétrica. Sua função estratégica reforça a relevância de investimentos em infraestrutura energética, subestação de energia e desenvolvimento regional.
O comboio já passou por pontos como Rosário e Roda Velha, seguindo em direção ao município de Barra. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o deslocamento pode causar lentidão no trânsito, exigindo atenção redobrada dos condutores, segurança no trânsito e respeito à escolta.
A operação teve início no fim de fevereiro, saindo de Taubaté (SP), passando por Minas Gerais, Goiás e, agora, Bahia. A previsão é de conclusão do trajeto é em meados de abril.