Por volta das 10h deste sábado, o Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com a Defesa Civil, foram acionados para atender a uma ocorrência de incêndio florestal às margens da BR-020, nas proximidades do Distrito Novo Paraná.
As equipes encontraram uma extensa área atingida pelas chamas e inúmeros focos de incêndio, condição que dificultou a visibilidade e o tráfego de veículos no trecho da rodovia, exigindo atenção redobrada dos motoristas.
Ainda durante esta tarde, dados do Sistema Censipam – Painel do Fogo, obtidos por meio do satélite NOAA-21, identificaram aproximadamente 19 focos ativos de calor na região.
As ações de combate seguem em andamento, com atuação conjunta das equipes de Bombeiros Florestais, Brigada Mecanizada da Secretaria de Infraestrutura e voluntários das fazendas próximas ao local que trabalham no controle e na extinção das chamas, além do monitoramento da área para evitar a propagação do fogo.
De acordo com o sistema de monitoramento, a área de influência atingida pelo incêndio foi estimada em 405,59 hectares, o equivalente a mais de 4 km de extensão de área queimada.
A Defesa Civil reforça que a prática de queimadas sem autorização e a provocação intencional de incêndios podem causar graves danos ambientais, colocam vidas em risco e comprometem a segurança nas rodovias. NÃO PROVOQUE INCÊNDIOS