Na quinta-feira (19), a equipe do Sebrae em Barreiras recebeu parceiros e clientes da região Oeste da Bahia para uma jornada que reforça laços e estabelece novos horizontes para o desenvolvimento dos pequenos negócios locais. A visita teve como destaque a reafirmação de parcerias estratégicas para o ano de 2024, consolidando o papel fundamental do Sebrae na promoção do empreendedorismo regional. Foi um momento também para apresentar a nova sede da instituição aos parceiros. O espaço é bastante amplo, moderno, com capacidade para atender a todos com excelência.
“Para nós, firmar parceiras é fundamental para a execução dos projetos. Temos uma imensa extensão geográfica no Oeste e sem estas parcerias, fica inviável executá-los. Estamos falando de mais de 165 mil Km², o que representa 29,4% do território baiano. É impossível estarmos em todos os municípios em que os eventos acontecem. Então, contamos com uma série de parceiros como as Secretarias de Agricultura, Salas do Empreendedor, líderes comunitários, empresários locais e demais parceiros de instituições públicas e privadas que nos auxiliam na divulgação, mobilização e organização dos eventos”, conta o analista técnico, Jocelino Menezes.
O encontro que serviu para a troca de experiências e alinhamento de estratégias, além do fortalecimento da rede de apoio, foi dividido em duas etapas. Na primeira foram recebidas as artesãs de Santa Maria da Vitória, representando a Associação dos Arteiros do Rio Corrente. O grupo busca o apoio do Sebrae para viabilizar um curso de fabricação de joias e artesanatos derivados da Tilápia, peixe amplamente comercializado na região. Uma iniciativa que visa impulsionar a economia.
A artesã e empresária Rita de Cássia Teixeira, diz que caminhar junto com o Sebrae faz toda a diferença para o desenvolvimento dos pequenos negócios e, por isso, há 21 anos, mantém a parceria. Para ela, com a nova estrutura da instituição em Barreiras o atendimento aos empreendedores vai ser ainda melhor. “É importante vermos uma sede linda, com um auditório maravilhoso, tudo espetacular, muito bom saber que fazemos parte desse Sebrae. Então, a gente volta renovado de esperanças por saber que temos uma sede maravilhosa, que quando tiver evento iremos participar”, conta.
A segunda parte da visita foi marcada pela presença de parceiros de Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Cocos, Serra do Ramalho e São Félix do Coribe, que chegaram em uma caravana representando o empreendedorismo diversificado do Oeste. “Para a nossa equipe da Secretaria de Agricultura de Cocos, a visita à nova sede do Sebrae significa acrescentar uma página na história coquense. Saber que o que está por trás do evento ou ação que acontece em nosso município vai muito mais além que toda estrutura física, toda a estrutura humana é realmente impressionante. Ficamos muito felizes com o encontro. Todos admiraram a nova sede e se sentiram parte do processo. Isso significa empoderar o empreendedor”, comenta o secretário de agricultura de Cocos, Marcel do Vale.
Fonte:Ascom Sebrae