Bahia cria companhia da PM para mediar conflitos agrários e urbanos
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) ganhou uma nova unidade para atuar em situações de conflitos relacionados à posse de terras urbanas e rurais, bem como em medidas de desforço imediato em bens públicos. Trata-se da Companhia de Mediação de Conflitos Agrários e Urbanos (CIMCAU), criada por meio de uma lei sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (22), em Feira de Santana.
A CIMCAU vai intervir em questões que envolvem povos originários, comunidades tradicionais, movimentos sociais e grandes coletividades de pessoas, com o objetivo de promover uma cultura de paz e evitar confrontos. A companhia terá sede em Salvador, sob o comando do major Michael José Pinho da Silva, e contará com policiais militares com formação especializada em mediação de conflitos, gestão de crises, estrutura agrária do Brasil, combate ao racismo e promoção dos direitos de povos e comunidades tradicionais.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da nova unidade, que amplia a atuação da PM na capital e no interior e dota a Bahia de um instrumento inovador de policiamento ostensivo. “É essencial que o estado tenha uma Companhia que trate dos temas de crises, de conflitos rurais e urbanos, de forma exclusiva e estratégica. A criação dessa e de outras unidades faz parte do compromisso do Governo do Estado em fortalecer o trabalho das nossas forças de segurança”, afirmou.
A CIMCAU terá trabalho afinado com a coordenação de conflitos fundiários da Polícia Civil, também criada pelo governador, que articula os trabalhos do Gemacau, reconhecido por todos como um instrumento importante na resolução de conflitos agrários no estado. A companhia será responsável pelo planejamento, coordenação e execução das ações de segurança pública durante o cumprimento de mandados judiciais de manutenção ou reintegração de posse.
Além da CIMCAU, o governador também autorizou a criação da Companhia de Policiamento Especializado (Cipe Leste) e do Esquadrão de Motociclistas, que reforçarão o policiamento na região.
Fonte:SECOM GOV BA