Fuga de presos do PCC em Mossoró leva à suspensão de visitas nos presídios federais
Dois presos ligados à organização criminosa PCC fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na madrugada desta quarta-feira (14). Eles escaparam pelo teto das celas, cortaram um alambrado e saíram pelo pátio. A fuga é a primeira registrada em um presídio de segurança máxima no país. Os fugitivos já estão na lista vermelha da Interpol e são procurados no Brasil e no exterior.
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e a Polícia Federal investigam como os presos conseguiram a ferramenta cortante que usaram na fuga. Segundo o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, eles podem ter se aproveitado de uma reforma em andamento no presídio. Ele afirmou que os detentos serão recapturados e levados de volta às celas de segurança máxima.
Por causa da fuga, o Ministério da Justiça e Segurança Pública suspendeu por dois dias as visitas sociais e de advogados, além dos banhos de sol, nos presídios federais. A medida vale para os dias 15 e 16 de fevereiro. O ministério também determinou uma revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais. Além de Mossoró, há unidades em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília.
Fonte:Congresso em Foco