As chuvas estão chegando e a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde solicita a colaboração de toda a população para não realizar o descarte indevido de lixos nas ruas e em terrenos vazios. É necessário que todos façam a sua parte para evitar os criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.
A dengue é uma enfermidade muito grave e, nos últimos anos, epidemias afetaram diversos estados e municípios brasileiros. A diretoria de Vigilância em Saúde faz um trabalho incessante ao longo de todo o ano, na prevenção dos focos do mosquito, entretanto, a gerente de Vigilância Epidemiológica, Cristina Barreto, alerta que em alguns bairros populares estão jogando lixo em terrenos vazios.
“Estamos realizando um trabalho árduo de visitação e orientação com os agentes epidemiológicos, infelizmente vemos em alguns bairros a falta de educação de alguns moradores. Precisamos fazer cada um a nossa parte! A cidade tem a coleta de lixo normal e lixo reciclável, precisamos apenas atentar para embalar o lixo adequadamente e colocar para fora nos dias de coleta”, reforça Barreto.
Segundo a secretaria de Saúde, o apoio da população é indispensável para o trabalho de prevenção. Evitar o acúmulo de águe em garrafas, pneus e vasos de plantas, cobrir as caixas d’água, armazenar o lixo em sacos plásticos fechados são atitudes simples e muito eficientes.
O departamento de Vigilância em Saúde solicita aos munícipes que as informações preventivas contra a dengue sejam compartilhadas em seus perfis nas redes sociais. A luta contra o mosquito Aedes Aegypti é efetiva com as ações do poder público e a participação de toda a comunidade e cada cidadão também é responsável pela eliminação dos criadouros de larvas em suas propriedades.
ASCOM – LEM