O Hospital Municipal Miriam Borges, em parceria com a UPA, realizou na terça-feira, 5 de novembro, o treinamento “CUIDAR DE QUEM CUIDA”, voltado para enfermeiros e técnicos da unidade. O objetivo do evento foi capacitar os profissionais a lidarem com estresse e conflitos, promovendo um ambiente mais acolhedor e equilibrado.
A coordenadora Patrícia Araújo, enfermeira responsável pela organização, ressaltou a importância da humanização no atendimento. “A assistência à saúde exige cuidados não apenas técnicos, mas também emocionais. O tema ‘Cuidar de quem cuida’ reforça a necessidade de os profissionais se cuidarem para oferecer um cuidado melhor”, destacou.
O treinamento abordou técnicas de respiração para controle emocional, postura corporal e acolhimento no atendimento. A assistente social Mag Cunha compartilhou métodos de Ioga e respiração para ajudar os profissionais a lidarem com as emoções no ambiente de urgência e emergência. “Com técnicas do Ioga, eu mostrei ao público, através de habilidades respiratórias, um pouco mais do conhecimento do nosso corpo e das nossas emoções, para que possamos mediar conflitos no dia a dia”, afirmou.
Além de Mag Cunha, outros especialistas participaram, como Ana Paula Ferreira (psicóloga), Taylane Pacheco da Silva (psicóloga), Marco Vinicius (enfermeiro) e Dr. Jorge Luiz Abrahão (médico infectologista), que abordaram temas como humanização, acolhimento de pessoas autistas e manejo da sepse.
Formado há cerca de 1 ano, Marcos Paulo que é técnico de enfermagem, destacou a importância da capacitação para sua formação. “É de suma importância ter esses workshops para gente sempre tá melhorando a cada vez mais ao abordar um paciente e estar resolvendo os problemas das melhores formas possíveis “, concluiu.
O evento reforçou o cuidado com a saúde mental dos profissionais, contribuindo para o bem-estar da equipe e a qualidade do atendimento à comunidade.
FONTE; SECOM