Mais de 400 crianças e adolescentes do bairro Santa Cruz e regiões vizinhas participam, semanalmente, dos treinos de futsal do projeto Super Campeões. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, em parceria com a Liga Desportiva, e vem mudando realidades através do esporte.
Entre os participantes está Hitally Cássio, de 14 anos, que resume em poucas palavras o significado do projeto para sua vida:
“O projeto é muito importante para mim, porque, além de aprender futsal, eu também aprendo disciplina, a respeitar os mais velhos e sou muito feliz aqui.”
A professora de Educação física, Elidiene Rodrigues, reforça o papel social da iniciativa:
“A maioria deles tem o sonho de ser jogador profissional. Eles poderiam estar na rua, mas, por meio do projeto da prefeitura, estão aqui aprendendo, socializando, porque o esporte tem o poder de transformar vidas.”
Para o secretário de Cultura e Esporte, Lisvan Vasconcelos, a ação vai muito além das quatro linhas:
“Nosso objetivo é oferecer oportunidades, formar cidadãos e incentivar a prática esportiva como ferramenta de inclusão social. Ver esses jovens se dedicando e crescendo dentro e fora das quadras é motivo de orgulho para todos nós.”