O Procon – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, participa do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas Bancárias, numa ação desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos com iniciativa da Associação Brasileira de Procons – Proconsbrasil, em parceria com o Banco Central e a Secretaria Nacional do Consumidor. O Mutirão acontece durante todo o mês de novembro.
O principal objetivo da iniciativa é buscar oferecer condições especiais para que consumidores renegociem dívidas bancárias em atraso, com possibilidade de parcelamento, redução de juros ou descontos sobre o valor total devido. Ou seja, consumidores poderão negociar dívidas em atraso com cartões de crédito, cheque especial, empréstimos e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras que não estejam atrelados a bens.
“É uma oportunidade para o consumidor sair da inadimplência, limpar seu nome com condições especiais e entrar em 2026 com as finanças em dia”, disse a diretora do ProconLEM, Deusiane Brito. “As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos ou financeiras”, concluiu a diretora.
*Como participar*
O consumidor deve entrar em contato com a instituição credora pelos canais oficiais, informar que deseja renegociar a dívida pelo Mutirão Nacional e verificar as condições de desconto e prazos oferecidos. O Procon Municipal também está à disposição para orientar os consumidores durante o período do mutirão, de segunda a sexta das 8h às 14h.
Consumidores com conta Prata ou Ouro no portal consumidor.gov.br também podem utilizar a plataforma para participar da negociação. Mais de 160 instituições financeiras aderiram à iniciativa, ampliando o alcance do mutirão em todo o país.
“Todo acordo começa com um valor que o consumidor consiga pagar. Para isso, é importante rever os gastos, reservar parte da renda para a negociação e envolver a família nesse esforço. A organização financeira é fundamental para sair das dívidas e da lista de inadimplentes” orienta a diretora Deusiane Brito.
O Mutirão vai até o dia 31 de novembro e, o Procon e a Prefeitura Municipal reforçam seu compromisso com a defesa do consumidor e orientam a população a aproveitar essa oportunidade para renegociar dívidas com segurança e informação.