A Defesa Civil de Luís Eduardo Magalhães esteve em Brasília cumprindo agenda de visitas técnicas às instalações da *Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC),* com o objetivo de aprofundar o relacionamento institucional entre o município e a União, fortalecendo a cooperação em ações voltadas à gestão de riscos e desastres.
Durante a agenda, a equipe também visitou o *Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET),* onde puderam conhecer de perto o trabalho de monitoramento das mudanças climáticas, emissão de avisos meteorológicos e operação de sistemas de acompanhamento ambiental, como o CENSIPAM/Painel do Fogo.
Na ocasião, o Diretor do INMET Carlos Jurgielewicz mencionou na reunião que *o Estado da Bahia será contemplado com 33 novas Estações Meteorológicas Automáticas,* iniciativa que integra um acordo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Eletrobrás.
Essas estações são essenciais para a obtenção de dados que contribuem na prevenção de eventos climáticos extremos e no planejamento de atividades estratégicas, como o agronegócio. *A modernização do sistema permitirá a transmissão de informações meteorológicas com maior frequência, precisão e confiabilidade, fortalecendo as ações de prevenção e mitigação de riscos* em todo o Estado.