A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, realizou nesta quinta-feira, 13 de novembro, mais uma ação do Programa Plantar, desta vez em parceria com a Escola Adventista do município.
A atividade contou com a participação de 25 alunos dos 5º e 6º anos, que caminharam pelo Parque Linear da Avenida Salvador, observando as áreas de convivência, a pista de ciclismo e o espaço de caminhada até o local do plantio, realizado após o cruzamento com a Avenida JK.
Durante a manhã, as crianças plantaram cerca de 40 mudas de árvores nativas do Cerrado, reforçando o compromisso da Prefeitura com a arborização urbana, a recuperação paisagística e a valorização ambiental dos espaços públicos.
O Programa Plantar, criado em 2021, já ultrapassou a marca de 30 mil árvores plantadas em Luís Eduardo Magalhães e segue se expandindo junto às obras de requalificação das avenidas e Parques Lineares do município — espaços amplos e verdes nas Avenidas da cidade que funcionam como áreas de convivência e bem-estar para a população.
O secretário de Sustentabilidade, Kenni Henke, destacou a importância da participação das crianças e da ampliação do projeto. “Nós tivemos a ideia de melhorar ainda mais o programa, trouxemos empresas para ajudar, elas fazem as plaquinhas com o nome da criança e o nome da espécie da árvore que vai ser plantada. Assim, as crianças das escolas vêm, com o programa, nas avenidas requalificadas, e requalificam também a área verde, replantando árvores. Dessa forma, podemos ter uma melhor climatização da cidade, um ar melhor.”
A bióloga Najla Scheidegger, da Secretaria de Sustentabilidade, também ressaltou o entusiasmo dos pequenos. “As crianças gostam muito desse tipo de atividade, podemos ver na prática, quando estamos plantando com elas, porque ficam todas animadas e encantadas por estarem plantando uma árvore, fazendo parte da arborização do município. Enquanto estamos plantando, elas falam assim: ‘nossa, imagina daqui a alguns anos passar por aqui e ficar na sombra da árvore que eu plantei!’.”
Encerrando a ação, o secretário Kenni Henke reforçou o impacto do programa no futuro da cidade. “Para mim é um programa de suma importância, porque estamos trazendo a criança pra plantar e colocar uma plaquinha. Dessa maneira, ela tem um sentimento de pertencimento. Ela sabe qual é a árvore que plantou. Quase todas já voltaram com os pais para ver o desenvolvimento, para molhar e cuidar. Assim, estamos alcançando o desejo de fazer essas crianças entenderem que o futuro de Luís Eduardo Magalhães depende delas.”
Com o Programa Plantar, a Prefeitura segue investindo em educação ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida, transformando as avenidas e parques lineares em espaços verdes e acolhedores para toda a comunidade.