De acordo com o alerta feito pelo repórter Adê Cerrado em uma de suas participações na Rádio Cultura, a chuva pode alterar as condições da via, diminuir a capacidade visual do condutor e modificar padrões de condução e comportamento dos veículos, como a aderência e a estabilidade. Se a chuva estiver muito forte e o condutor estiver com dificuldade de seguir viagem, deve-se procurar um local seguro e aguardar a diminuição da intensidade para seguir viagem.
“As vezes o condutor pega um trecho chuvoso e em 5 km à frente, já não há chuva, entretanto, a atenção deve continuar redobrada, pois mais a diante pode pegar outro trecho chuvoso. A chuva além de reduzir a visibilidade, diminui a aderência dos pneus ao solo (principalmente em curvas), aumenta consideravelmente o espaço percorrido em frenagens e dificulta manobras de emergência” afirma Adê Cerrado.
O início das primeiras chuvas pode ser ainda mais perigoso. A pista pode ficar ainda mais escorregadia, devido à mistura de água com pó e outros resíduos presentes na via, então se é necessário dirigir ou dirigir por um longo período, tais dicas devem ser seguidas:
Por Adê Cerrado – SITE CERRADO EM FOCO.