Pelo menos quinze bovinos morrem após serem atingidos por raio durante temporal em Brejolândia Descarga elétrica ocorreu no povoado de Alegre, em Brejolândia. Um animal sobreviveu, mas apresenta problemas de saúde. Pelo menos 15 bovinos morreram após serem atingidos por um raio na tarde do último domingo (18), em uma propriedade rural localizada no povoado de Alegre, a cerca de 20 quilômetros do centro de Brejolândia, no oeste da […]

Descarga elétrica ocorreu no povoado de Alegre, em Brejolândia. Um animal sobreviveu, mas apresenta problemas de saúde.

Pelo menos 15 bovinos morreram após serem atingidos por um raio na tarde do último domingo (18), em uma propriedade rural localizada no povoado de Alegre, a cerca de 20 quilômetros do centro de Brejolândia, no oeste da Bahia.

O incidente aconteceu durante um forte temporal, acompanhado de ventos intensos, que atingiu a região da Bacia do Rio Corrente.

De acordo com informações apuradas, a descarga elétrica atingiu diretamente os animais que estavam no pasto, causando a morte imediata de vacas e bezerros. Um dos bovinos atingidos sobreviveu, mas apresenta problemas de saúde e segue sendo acompanhado.

O caso gerou prejuízo significativo para o produtor rural e acendeu um alerta para pecuaristas da região, já que houve aumento na incidência de raios no oeste baiano nas últimas semanas, especialmente durante períodos de chuva intensa.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o proprietário dos gados enfrenta dificuldades para a retirada dos animais mortos do local. Isto porque será necessário o uso de maquinários e equipamentos adequados para o enterramento, já que o número de animais é elevado.

A Adab acompanha a situação e orienta produtores rurais a redobrar os cuidados durante temporais, buscando medidas preventivas para reduzir riscos ao rebanho, especialmente em áreas abertas e sem proteção contra descargas elétricas.

 

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos