A Defesa Civil de Luís Eduardo Magalhães, vinculada à Secretaria de Segurança e Trânsito, divulgou o balanço de suas atividades referentes ao mês de janeiro. Devido às ocorrências de chuva na região oeste, o período foi marcado por uma forte atuação preventiva.
De acordo com o diretor da defesa civil, Wanderson Santana, no mês foram emitidos 23 alertas meteorológicos. “Para o mês de fevereiro continuaremos com ações diárias e monitorando locais que merecem atenção na cidade. Além de emissão dos alertas, que visam manter a população informada sobre as condições climáticas adversas”, destacou o diretor.
Na manhã desta quarta-feira (04/02) a defesa civil emitiu um novo alerta meteorológico válido por três dias. De acordo com o novo dado, são estimadas pancadas de chuva que registam entre 20mm e 50mm de chuva e rajadas de vento que podem atingir entre 40km/h e 50km/h. Os avisos meteorológicos são enviados pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET e a partir daí, a defesa civil transforma em alertas para a população.
No âmbito da infraestrutura urbana e segurança pública, as equipes da defesa civil realizaram 10 intervenções em árvores com risco de queda e sinalizaram 10 bueiros sem tampa, prevenindo acidentes em vias públicas. Além disso, foram efetuadas vistorias técnicas em edificações e monitoramento de coletores pluviais. A integração com outros serviços também foi registrada através da solicitação de substituição de poste com risco de queda junto à concessionária de energia.
📊 Resumo das Ações – Janeiro 2026
Abaixo estão os dados consolidados do balanço mensal da Defesa civil LEM:
(23) Emissões de alertas meteorológicos variados (INMET);
(10) Poda de redução de riscos ou remoção de árvores mortas/com risco de queda;
(10) Indicações de sinalização e reparo de bueiros (PV) sem tampa;
(07) Vistorias em edificações variadas;
(03) Indicações de limpeza e desobstrução de coletores pluviais;
(01) Registro de queda de árvore devido a rajada de ventos;
(01) Indicação à concessionária de energia para substituição de poste com risco de queda.
Em caso de urgência entre em contato com a Defesa Civil Municipal (77) 3628-5641, ou Corpo de Bombeiros Militar (77) 99926-5586.