Ao todo, 15 parlamentares atuam recebendo demandas da comunidade, realizando fiscalizações constantes e também elaborando projetos para melhorar o dia a dia da comunidade.
Recentemente, um balanço realizado através do Portal da Transparência da Câmara demonstrou os atos de cada um e revelou dados importantes como o vereador mais presente e o mais faltoso.
Conforme a reportagem apresentada aqui pelo Cerrado em Foco.
Na análise a seguir, nossa equipe busca apresentar os projetos de leis, indicações, moções e como agiram os nobres eleitos pela vontade popular e representantes legítimos, segundo a Constituição. Ao todo, foram apresentados 56 projetos de leis, 276 indicações e 4 moções, cada ato desse tem um objetivo e iremos explicar de maneira simples qual objetivo dos principais executado. Acompanhe a entrevista realizada com o professor Bruno Ferreira de Oliveira, graduado em Direito e Letras pela Universidade Federal de Uberlândia, também pós-graduado em Direito Eleitoral e pós-graduado em Direito Civil com ênfase em processo civil, além disso, é membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Uberlândia, em Minas Gerais e pesquisador de Direito Eleitoral que explica as funções e fala se pode ou não um vereador realizar a legislação sem apresentar um projeto durante o ano. A maior parte dos projetos encaminhados à Câmara pelo Executivo, tem como objetivo executar novas leis, alterar e ratificar algumas já existentes.
Acesse nosso Podcast e ouça entrevista completa com Bruno Ferreira concedida ao repórter Cleú Fegally
De maneira individual, o Vereador Márcio Rogério foi o que mais apresentou projetos, tendo 5 ao total; o teor deles é explicado pelo Vereador.
Acesse nosso Podcast e ouça entrevista completa do vereador Marcio Rogério concedida ao repórter Cleú Fegally
Segundo o Vereador, as leis são importantes pois através delas, se conhecem os direitos e deveres de cada cidadão para um melhor convívio em comunidade. Já as indicações, são para apresentar situações que possam ser desconhecidas do Poder Executivo e precisam de soluções imediatas; estas tiveram um número bem maior, 276 no total. A maior parte delas redigidas pelo gabinete do Vereador Filipe Fernandes, pois ele fez 82 indicações, pedindo providências ao Setor de Infraestrutura, citando ruas esburacadas, lâmpadas queimadas, entre vários outros pedidos de moradores. Acompanhe a entrevista do vereador feita pelo site Cerrado em Foco.
Acesse nosso Podcast e ouça entrevista completa do vereador Felipe Fernandes concedida ao repórter Adê Cerrado
Neste levantamento, foi questionado sobre as ações do Vereador Wgs Guinho, sendo o único vereador que não tem documentos oficiais protocolados que comprovem algum tipo de pedido ou projeto realizado pelo mesmo durante a legislatura de 2019. Após procurá-lo, o mesmo relatou que tem projetos, mas não soube precisar a data ou apresentou cópia.
Apesar de ser necessários documentos para pautar as sessões, os vereadores explicam que o trabalho não é voltado apenas para criação de leis e este não deve ser o único termômetro para avaliar o trabalho de cada um, como justifica o líder do Governo, Victor do Ferro Velho.
Acesse nosso Podcast e ouça entrevista completa do vereador Victor do ferro velho concedida ao repórter Adê Cerrado
Conheça o trabalho dos vereadores, afinal, hoje o município conta com mais de 900 leis. Todas elas são efetivas? Quem é responsável por se fazer cumprir? Participe das questões políticas, pois elas definem a maneira em que vivemos.
Todas as informações contidas nessa matéria foram retiradas do portal da transparência.
Texto: Cleú Fegally