Só nos primeiros três meses de 2020, a PRF na Bahia recuperou 235 veículos furtados, roubados, clonados ou adulterados. Esses números representam um acréscimo de 40% quando comparados ao primeiro trimestre de 2019.
No combate às fraudes veiculares, policiais rodoviários federais durante fiscalização neste feriado da Semana Santa recuperaram três veículos adulterados, em trechos dos municípios de Barreiras, Paulo Afonso e Gandu na Bahia.
A primeira ocorrência foi registrada às 11h45 de quinta-feira (09) durante fiscalização no KM 778 da BR 242, trecho do município de Barreiras, na Região Oeste da Bahia. Equipe da PRF realizava fiscalização de combate a criminalidade na rodovia, quando flagrou condutor do veículo RENAULT/Clio, realizando ultrapassagem em local proibido.
Foram solicitados os documentos do veículo e do condutor, quando em uma verificação minuciosa do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), a equipe identificou indícios de falsificação no documento.
Após consulta ao sistema de dados, os agentes constataram se tratar na realidade de um veículo com ocorrência de apropriação indébita, registrada na cidade paulista de Cotia.
Questionado, o motorista de 53 anos disse desconhecer as irregularidades apresentadas e informou que comprou o carro por 5.000 reais. O veículo apreendido e o infrator foram apresentados na Delegacia de Polícia Federal, para os procedimentos cabíveis.
Já no Km 2 da BR 110, em Paulo Afonso, por volta das 13h00 uma equipe da PRF abordou um automóvel VW/ Gol conduzido por um homem de 56 anos.
Os PRFs resolveram aprofundar a fiscalização, quando constataram que o carro possuía ocorrência de furto, registrada em fevereiro/2020 no município de Santo André (SP). O Gol é de propriedade de uma empresa locadora de veículos.
A ocorrência foi apresentada a autoridade policial na Delegacia de Polícia Civil local, para os trâmites legais.
Na tarde desta sexta-feira (10), em Gandu, região Sul da Bahia, por volta das 10h00 da manhã uma equipe da PRF avistou um automóvel RENAULT/Clio EX, estacionado em via pública.
Verificou-se que o veículo apresentava sinais de adulterações nos elementos identificadores e após inspeção detalhada e consulta ao sistema de dados, constatou-se que o carro possuí ocorrência de furto/roubo registrada em julho do ano de 2014.
Para não levantar suspeitas e tentar ‘burlar’ fiscalizações da polícia, as placas originais do Clio foram trocadas por outras “clonadas” com características semelhantes.
A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil para registro da recuperação e posterior devolução ao seu legítimo proprietário.
O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país.
FONTE: PRF/BAHIA
Repórter Maurício Silvério