Monitor da Violência: Bahia é o 3º estado do país com maior nº de pessoas mortas por policiais Monitor da violência — Foto: Amanda Paes/G1 Levantamento é relativo ao ano de 2019. Em números absolutos, estado registrou 716 pessoas mortas por policiais da ativa. A Bahia foi o terceiro estado do país com o maior número de pessoas mortas por policiais da ativa, em 2019, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Monitor […]

Monitor da violência — Foto: Amanda Paes/G1

Levantamento é relativo ao ano de 2019. Em números absolutos, estado registrou 716 pessoas mortas por policiais da ativa.

A Bahia foi o terceiro estado do país com o maior número de pessoas mortas por policiais da ativa, em 2019, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Apesar disso, houve queda no número de mortos pela polícia, se comparado a 2018.

Em números absolutos, a Bahia registrou 716 pessoas mortas por policiais da ativa no último ano, uma queda de aproximadamente 7% em comparação com 2018. Segundo os dados, não houve mortes com envolvimento de policiais fora de serviço no estado.

No Brasil, o índice registrado na Bahia é inferior apenas ao notificado em São Paulo, com 867 mortes, e no Rio de Janeiro, que computa 1.810 mortes em confrontos com a polícia.

Já com relação ao índice de mortes por 100 mil habitantes, a Bahia ocupa o quinto lugar no país, atrás de Sergipe, Rio de Janeiro, Pará e Amapá.

Número de mortes em confronto com a polícia caiu na Bahia — Foto: Cid Vaz / TV Bahia

Em 2018, a Bahia registrou 749 mortes em confrontos policiais. Naquele ano, o estado também ficou atrás de São Paulo (851) e Rio de Janeiro (1534) em números absolutos.

No país, o número de vítimas em confronto com a polícia cresceu 1,5% em um ano. A alta vai na contramão da queda de mortes violentas no país, a maior da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (19%).

O levantamento foi feito através de pedidos para as assessorias das secretarias de segurança pública e via Lei de Acesso à Informação. Foram considerados os dados de 25 estados, além do Distrito Federal. O único estado a não fornecer informações foi Goiás.

Os dados, inéditos, compreendem todos os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais na ativa (em serviço e fora de serviço).

Mortes de policiais

Com relação a morte de policiais, a Bahia é o sexto estado com maior número de ocorrências em 2019. Foram oito mortes no ano passado, sete delas de policiais que estavam fora do serviço. O número inclui policiais civis e militares.

Pernambuco (10), Rio Grande do Norte (12), Pará (17), Rio de Janeiro (33) e São Paulo (34) são os estados com maior índice de morte de policiais no país. O Rio Grande do Sul possui oito mortes de policiais em 2019, mesmo número da Bahia.

O número de policiais mortos em território baiano no último ano é mais de 50% inferior ao registrado em 2018, quando 17 policiais, 14 deles fora de serviço, morreram no estado.

A Bahia seguiu a tendência do país. Em 2019, o número de policiais mortos caiu 51% no Brasil. No total, 326 oficiais assassinados em 2018, contra 159 no último ano. É o terceiro ano seguido em que há um aumento de mortes por policiais e uma diminuição de policiais mortos.

Por G1 Bahia

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos