Bahia: Secretaria da Educação lança parceria com a Rede ENEM para a oferta de curso gratuito para os estudantes Com a finalidade de impulsionar ainda mais a preparação dos estudantes da rede estadual de ensino para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria da Educação do Estado lançou, nesta quinta-feira (26), durante live no canal do YouTube da Educação, uma parceria com a Rede ENEM Serviços de Internet. A iniciativa visa […]

Com a finalidade de impulsionar ainda mais a preparação dos estudantes da rede estadual de ensino para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria da Educação do Estado lançou, nesta quinta-feira (26), durante live no canal do YouTube da Educação, uma parceria com a Rede ENEM Serviços de Internet.

A iniciativa visa ao desenvolvimento de atividades conjuntas para a operacionalização e viabilização, sem custos para a Secretaria da Educação e para os estudantes, do curso ENEM Gratuito, que pode ser acessado neste link.

A parceria prevê a disponibilização gratuita de conteúdos educacionais para o Enem, tais como videoaulas; simulados; apostilas; modelos de redação nota 1000; acesso ao guia de profissões dos portais Rede ENEM, Web Curso ENEM Gratuito e Blog do ENEM; cards de conteúdos do Enem para serem publicados nas redes sociais da Secretaria da Educação; proficiência no Enem por componente curricular da rede estadual de ensino e escolas privadas; e participação de professores da Rede ENEM nos aulões de revisão do Projeto Enem 100%, nos municípios do Estado ou virtuais.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância da parceria. “O secretário Jerônimo tem promovido muito o encontro do setor público com o setor privado, movimento social e sindical, pela sua experiência de discutir a educação em uma perspectiva do território, pensando que é necessário neste momento, particularmente, juntar todos os esforços possíveis para que nós possamos elevar a escolaridade e as oportunidades educacionais para o povo da Bahia”, afirmou.

Para a superintendente de Políticas Públicas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Manuelita Brito, o curso amplia as ações já desenvolvidas pela secretaria no âmbito do projeto Enem100%. “É uma satisfação falar sobre mais um movimento da nossa rede para oportunizar, junto aos estudantes concluintes, sobretudo aqueles que estão inscritos no Enem, outra opção para a preparação deles nesta reta final até o Enem”, disse.

O professor e sócio administrador da Rede ENEM, João Vianney, explicou as principais características do ambiente virtual. “O acesso é muito simples. Basta entrar na página do curso e fazer a escolha do melhor plano de estudos. Temos o Intensivo ENEM Gratuito, para quem tem pouco tempo disponível. O foco do intensivo são os conteúdos que mais caem nas provas. Os estudantes também podem optar pelo Plano Extensivo, que tem a revisão de todo o conteúdo do Ensino Médio ou, então, fazer o Plano Semiextensivo, que é o intermediário entre o intensivo e o extensivo. São provas rápidas, com apenas dez questões de cada vez, com o gabarito na hora”.

Outras ferramentas

A Secretaria da Educação vem realizando, ao longo do ano, os aulões virtuais do projeto Enem 100%, que ocorrem todas as terças e sextas-feiras, das 16h às 17h, até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares. As aulas fazem parte de uma série de atividades lançada pela secretaria para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o Enem.

No Portal da Educação, há também as Trilhas do ENEM e as apostilas de cada aula, além da programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb).

Outra ferramenta de estudo é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc, Ufba, Uofb, UFRB, Unilab, UFSB, Univasf, IFBaiano e Ifba).

Os estudantes podem complementar a preparação para o exame com o ‘Estude em casa’, programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, por meio da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa ‘Hora do ENEM’, exibido de segunda a sexta, às 18h.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos