Bahia: Escolas estaduais iniciam processo de matrícula com transferências de estudantes da própria rede A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (22), o processo de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2020/21, que segue até 14 de abril. O primeiro dia foi dedicado, exclusivamente, para a transferência de estudantes da própria rede estadual que irão mudar de escola. A transferência prossegue até […]

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (22), o processo de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2020/21, que segue até 14 de abril. O primeiro dia foi dedicado, exclusivamente, para a transferência de estudantes da própria rede estadual que irão mudar de escola.

A transferência prossegue até o dia 14 de abril e pode ser feita mediante agendamento prévio, por telefone, em qualquer escola da rede estadual, mesmo que não seja aquela em que o estudante vá estudar. O procedimento também pode ser feito remotamente, por telefone, se a documentação do estudante estiver toda regularizada. A transferência está ocorrendo por blocos de municípios que fazem parte dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e os estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação.

Matrícula para alunos novos

Para os alunos que são da rede estadual, a matrícula já foi realizada automaticamente. Já os egressos de escolas municipais, federais ou privadas devem fazer a matrícula a partir desta terça-feira (23) até o dia 14 de abril, pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br, ou pelo aplicativo SAC Digital (disponível gratuitamente nos sistemas Android e IOS).

Para se cadastrar no SAC Digital, é simples. Basta acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet e clicar na opção ‘Cadastre-se’. Caso prefira, o estudante pode fazer o cadastro no aplicativo SAC Digital. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável.

Na internet ou no app, será necessário preencher fornecer dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em ‘Avançar’. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do estudante e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última página.

Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital, para ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em ‘Entrar’, fornecendo senha e login, e buscar o serviço ‘Solicitar matrícula para aluno novo’.

Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisarão apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da cédula de identidade ou certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da cédula de identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno. Mais informações podem ser conferidas no Portal da Educação.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

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