Ministério da Saúde, OPAS e OMS trabalham para ampliar produção de vacinas do país.6 de abril de 2021O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, debateu neste sábado (3) com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) uma colaboração técnica para ampliar a capacidade de produção nacional de vacinas no Brasil. O titular da Saúde realizou uma videoconferência com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e com a […]
Ministério da Saúde, OPAS e OMS trabalham para ampliar pro ...
6 de abril de 2021
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, debateu neste sábado (3) com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) uma colaboração técnica para ampliar a capacidade de produção nacional de vacinas no Brasil. O titular da Saúde realizou uma videoconferência com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e com a representante da OPAS no Brasil.
Durante a reunião, foi analisada a possibilidade de adaptar parques industriais brasileiros que desenvolvem imunizantes para animais para que possam produzir vacinas apropriadas a humanos, com todos os protocolos sanitários sendo respeitados. Para o ministro Marcelo Queiroga, isso beneficiará a produção de imunizantes no país e poderá acelerar a vacinação contra o coronavírus. “Não só para abastecer o mercado interno e ampliar a nossa capacidade, mas também para que o Brasil, na sua condição de líder na América Latina, possa oferecer vacinas para outros países”, declarou.
Outro ponto abordado durante a reunião, foi a busca por insumos estratégicos para o chamado “kit de intubação”, que contém medicamentos para tratamento intensivo em casos graves de vítimas da pandemia internadas em hospitais. A pedido do Ministério da Saúde, a OPAS está buscando esses produtos no mercado internacional. A previsão é que os medicamentos cheguem de forma escalonada em até cinco semanas.