LEM: Treinamento sobre atendimento inicial ao politraumatizado e procedimentos específicos do APH. Neste sábado (10), foi realizado pelo Enfermeiro Flávio Ricardo o treinamento mensal na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Luís Eduardo Magalhães. Na oportunidade, o treinamento tratou sobre o atendimento inicial ao politraumatizado e procedimentos específicos do APH. Um paciente politraumatizado é considerado aquele que apresenta lesões em dois ou mais […]

Neste sábado (10), foi realizado pelo Enfermeiro Flávio Ricardo o treinamento mensal na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Luís Eduardo Magalhães. Na oportunidade, o treinamento tratou sobre o atendimento inicial ao politraumatizado e procedimentos específicos do APH.

Um paciente politraumatizado é considerado aquele que apresenta lesões em dois ou mais sistemas, sendo necessário que pelo menos uma ou uma combinação dessas lesões, represente um risco vital para o doente.

As mortes por trauma costumam ocorrer em três picos distintos. O primeiro pico corresponde as mortes que acontecem nos segundos ou minutos iniciais após o trauma. As lesões nesses pacientes são tão graves, que dificilmente eles podem ser salvos.

O segundo pico corresponde as mortes que acontecem algumas horas após o trauma. O atendimento pós-trauma nesses pacientes interfere significativamente na probabilidade de sobrevivência da vítima. Esse momento, portanto, é chamado de “Golden Hour”.

Por fim, o terceiro pico corresponde as mortes que acontecem mais tardiamente, até algumas semanas após o trauma. A taxa de mortalidade desse grupo tem grande associação com os cuidados prestados nas fases anteriores.

Assim, é possível percebermos que o atendimento prestado ao paciente, em cada uma dessas etapas, interfere diretamente no evolução e prognóstico do politraumatizado a longo prazo.

Este treinamento tem como objetivo trazer ainda mais conhecimento e capacitação dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, para as demais ocorrências enfrentadas no dia a dia, sempre com a maior segurança para a população.

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos