Uma das pautas da Jornada Pedagógica 2023 no período vespertino, que teve sua abertura realizada nesta quinta-feira (02), foi o papel do professor como agente de transformação. No retorno das atividades no período da tarde, a psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Psicologia Positiva, Rubia Franciosi, falou da inteligência emocional com propósito, com ênfase na educação. De acordo com a especialista, os professores podem criar ambientes mais propícios para o desenvolvimento do aluno.
Aplaudido de pé, o professor, advogado e presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais da OAB/MG, Sebastião Mendes, contou como a educação foi responsável pela realização dos seus sonhos. “Quando falamos de Educação, falamos de amor, de capacidade, de doação, de transformação e sonhos. Foi através da Educação que eu me realizei. Eu fui moldado pelas mãos de uma professora, quando ninguém acreditava e apostava em mim”, disse.
Apresentações culturais
Depois de algumas horas sentados, os professores movimentaram o corpo com a Capoterapia do Programa de Bem com a Vida, numa demonstração de aula junto aos alunos do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). O momento foi conduzido pelo Mestre Alicate, do Grupo Capoeira Santa Geração e pelos músicos do Projeto Capoeira Cultura e Ação.
A primeira Levada Pedagógica fez todo mundo dançar ao som de Juliano Limeira, com um repertório recheado com as melhores músicas de Carnaval.
Programação
A programação da Jornada Pedagógica 2023 continua nesta sexta-feira (03), com oficinas específicas para cada segmento, Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, EJA além se abordar temas como a educação Inclusiva.