A guarnição da 86ª CIPM encontrava-se em patrulhamento na zona rural de Mansidão, quando visualizou o veículo Fiat/Palio de cor prata de placa PUK-9830 (ATIBAIA/SÃO PAULO).
Efetuada consulta ao sistema, verificou-se que o veículo já possuía placa padrão Mercosul (PUK-9I30), além de ser do município Trindade (PE).
Diante da suspeita, foi feita a abordagem. Realizado o procedimento de identificação veicular, foram verificados indícios de adulteração nas numerações do chassi e motor.
Registros de câmeras de monitoramento em rodovias federais, fornecidas pela PRF, apontaram passagem do veículo com a placa original em Petrolina (PE) na data de 07/02/2022.
Em contato com a proprietária do veículo da placa original, foram fornecidas imagens do veículo, que encontra-se numa loja de revenda de veículos semi-novos em Petrolina (PE).
O documento apresentado pelo condutor apresentou indícios de falsificação documental, tendo a cédula de registro de extravio no Estado de São Paulo.
Diante do fato, o possuidor do veículo foi conduzido à Delegacia Territorial de Mansidão, para adoção dos procedimentos relativos aos crimes de adulteração veicular e uso de documento falso.
Salienta-se que o flagranteado é egresso do sistema prisional, possuindo passagem por crime de homicídio cometido na cidade de Santa Rita de Cássia no ano de 2011.