De diferentes espécies, as aves foram encontradas aprisionadas no compartimento de bagagens; algumas delas apresentavam ferimentos.
Por volta das 16h de quinta-feira (27/04), policiais rodoviários federais abordaram um ônibus de turismo em frente a unidade operacional, em Vitória da Conquista (BA), na altura do quilômetro 830 da BR 116.
Durante fiscalização e vistoria, os PRFs encontraram 14 pássaros silvestres. Os animais estavam presos e amontoados em gaiolas, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados. Seis deles apresentavam ferimentos na cabeça.
Entre as espécies apreendidas estão trinca-ferro, canário, coleirinha e curió.
O responsável pelo transporte ilegal das aves foi identificado. Ele informou aos policiais que pagou R$ 900 e levaria os pássaros para criação própria na cidade baiana de Itapetinga.
Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.
A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.