História – O que hoje se configura como o segundo maior evento do agronegócio brasileiro, há menos de 20 anos era a “Festa da Colheita”, um evento muito menor, com exposição de produtos agrícolas da região, na praça central de Luís Eduardo Magalhães – que na época havia acabado de se tornar município, no início dos anos 2000.
Depois, em 2004, a festa ganhou profissionalização e se tornou uma exposição, a Agroshow. O objetivo era colocar o oeste da Bahia no radar de grandes empresas, produtores e empreendedores das mais diversas áreas. De lá para cá, a região entrou para a lista dos principais produtores de grãos do país, com destaque para milho e soja, além do algodão.
Os dados de 2020 da Pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), colocam a Bahia como o terceiro estado com mais municípios entre os 50 maiores valores da produção agrícola do país. Seis deles são baianos: São Desidério, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Correntina, Luís Eduardo Magalhães e Riachão das Neves. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são o primeiro e segundo colocados, respectivamente.

Confira abaixo a evolução da Bahia Farm Show
Em 2004, o evento começou com o nome de “Agrishow”;
Em 2008, o evento se consolidou com o nome “Bahia Farm Show” e atingiu a meta principal, de mostrar ao Brasil as oportunidades que a região oferece, fomentar boas práticas entre os produtores rurais e revelar a face sustentável social, ambiental e econômica da agricultura praticada no cerrado baiano;
Em 2013, tornou-se a maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste do Brasil
Em 2019, atingiu R$1,910 bilhão em volume de negócios e assumiu segunda posição de vendas no Brasil em eventos de agronegócio;
Em 2022 atingiu a marca histórica de R$ 7,9 bilhões em volume de negócios, além do recorde de visitantes.
A Bahia Farm Show é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana do Produtores de Algodão (Abapa), Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba).
Fonte: cerrado em foco