LEM: Abapa lança Concurso Conhecendo o Agro 2023, na Bahia Farm Show A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou, durante a programação da Bahia Farm Show, o Concurso Conhecendo o Agro 2023, que irá premiar estudantes do Ensino Fundamental I e II, assim como da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professores dos dez municípios do Oeste da Bahia, participantes do Programa Conhecendo o […]

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou, durante a programação da Bahia Farm Show, o Concurso Conhecendo o Agro 2023, que irá premiar estudantes do Ensino Fundamental I e II, assim como da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professores dos dez municípios do Oeste da Bahia, participantes do Programa Conhecendo o Agro, que vencerem o “Concurso Conhecendo o Agro 2023”, a ser realizado em novembro. A iniciativa é realizada, anualmente, após o fechamento do calendário letivo, e tem como objetivo estimular a criatividade e reconhecer o esforço de alunos e professores. Todos os anos, o eixo temático do concurso e o desafio são diferentes. Nos próximos meses, as escolas conhecerão o tema deste ano, e poderão se empenhar para apresentar os melhores trabalhos, para buscar os primeiros lugares na premiação.

 

No concurso do ano passado, alunos do Ensino Fundamental I tiveram que escolher entre fazer um desenho ou uma história em quadrinhos. Já os do Fundamental II escreveram uma dissertação, e coube aos professores desenvolver uma cartilha que expressasse, de forma clara e lúdica, os conceitos do programa, trabalhados em sala de aula. Todos os vencedores receberam prêmios, o que motiva a participação e o esforço no cumprimento da tarefa proposta.

 

Realizado pela Abapa, desde 2019, o Programa Conhecendo o Agro trabalha para aproximar professores e alunos dos municípios do Oeste Baiano do conhecimento sobre o agronegócio local, por meio de dinâmicas e materiais didáticos exclusivos. O objetivo é despertar a consciência da importância do setor para a comunidade onde estão inseridos, em um dos maiores polos de produção de algodão do Brasil. As crianças e professores têm acesso a um material didático próprio, desenvolvido pela Abapa, que é distribuído a todos os participantes. Desde que foi criado, cerca de 40 mil alunos e 1,5 mil professores já passaram pela iniciativa e se tornaram agentes de valorização das atividades agroindustriais locais, resgatando o orgulho de pertencer à região.

 

“Tanto o programa Conhecendo o Agro, quanto o concurso, que coroa o trabalho de um ano inteiro, são prioridades da Abapa. Nós vivemos numa região movida pela produção agropecuária e todo o complexo de cadeias produtivas que compõem o que chamamos de agronegócio. Ainda assim, não é raro que muitos dos moradores locais sequer tenham ideia de que fazem parte deste contexto. O Conhecendo o Agro leva o campo para a sala de aula e a sala de aula para o campo, promovendo uma experiência inesquecível para professores e alunos. O programa funciona como uma aprendizagem paradidática que potencializa o ensino convencional. Esperamos que todos se empenhem muito, pois o melhor prêmio de todos é o conhecimento que se adquire”, afirma Luiz Carlos Bergamaschi.

 

Fonte: Redação 

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos