Chuvas fortes devem amenizar calor recorde no Brasil; confira a previsão para as capitais O Brasil deve ter chuvas fortes no Brasil nos próximos dias, depois de uma semana de calor recorde. Nesta quinta-feira (16), o Inmet emitiu um alerta de “perigo potencial” para tempestades em sete estados e no Distrito Federal. O alerta vale para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná […]

O Brasil deve ter chuvas fortes no Brasil nos próximos dias, depois de uma semana de calor recorde. Nesta quinta-feira (16), o Inmet emitiu um alerta de “perigo potencial” para tempestades em sete estados e no Distrito Federal.

O alerta vale para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e o Distrito Federal. As chuvas fortes no Brasil devem continuar nesta sexta-feira (17) e no fim de semana, segundo o Climatempo.

Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já sofrem com as enchentes, estão sob aviso de “grande perigo” por causa das tempestades. A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para o risco de alagamentos e deslizamentos.

O meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri da Unicamp, explicou que o ar seco dos últimos dias fez com que as temperaturas subissem muito. O calor foi intensificado pelo El Niño atípico e pelo aquecimento global. Com a entrada de umidade no país, formou-se um sistema que favorece o desenvolvimento de chuvas fortes no Brasil.

“Esse calorão em excesso que ocorreu foi potencializado pelos dias de maior estabilidade e serviu de combustível para esses temporais que a gente vem tendo desde a virada de terça para quarta”, disse Bruno Brainy. Temperaturas devem baixar Apesar das chuvas fortes no Brasil, as temperaturas devem cair mais no domingo. Nesta sexta, algumas capitais ainda devem ter calor de quase 40°C, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Em Cuiabá, por exemplo, a máxima prevista é de 42°C. Em Goiânia, de 39°C. Com a frente fria, as máximas devem diminuir aos poucos, com um alívio maior no domingo. Em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, que bateram recordes de calor na última semana, a expectativa é que a máxima caia 10 graus entre sábado e domingo.

Para saber mais sobre a previsão do tempo para as capitais e outras cidades do oeste da Bahia, acesse o site do Climatempo. Para ver as dicas de como se proteger do calor e das chuvas fortes no Brasil, leia o nosso artigo.

Fique atento às orientações da Defesa Civil e da Polícia Militar em caso de emergência. Cuide da sua saúde e do meio ambiente

Fonte: G1

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos