Uma operação policial foi desencadeada no município de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, após o assassinato de um policial militar na noite de sábado (2). O soldado Elias de Souza França, lotado na 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foi morto a tiros por uma quadrilha de traficantes, liderada por Diogens Jesus dos Santos, conhecido como “Dió”.
De acordo com informações da 30ª CIPM, o policial estava de folga e foi surpreendido pelos criminosos em uma estrada vicinal, próximo ao povoado de São José. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O crime causou revolta e comoção na corporação e na comunidade.
Após receber a notícia do homicídio, as guarnições da 30ª CIPM, juntamente com as equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Oeste, iniciaram as diligências na cidade, com o objetivo de localizar e prender os envolvidos no crime.
Durante as buscas, os policiais receberam a informação de que um dos suspeitos estava tentando fugir da cidade, e se dirigiram ao local indicado. Ao avistar as viaturas, o homem, que foi identificado como Dió, reagiu à abordagem e disparou contra os policiais, que revidaram. Ele correu em direção a uma residência, onde continuou atirando contra as guarnições.
Os policiais entraram na casa e encontraram o suspeito caído no chão, com um revólver calibre 32 ao seu lado. Ele foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O médico de plantão, Dr. Heleno, CRM 42829, atestou o óbito.
Com o suspeito, os policiais apreenderam o seguinte material:
Fonte: Ascom / CIPT Oeste